terça-feira, 23 de setembro de 2014

O DESAFIO DE ENSINAR INGLÊS

O DESAFIO DE ENSINA INGLÊS PARA CRIANÇAS

Sabe-se que o inglês atualmente, é uma segunda língua indispensável a quem deseja progredir na vida. Por isso, é muito melhor começar a aprender de pequeno e ir se familiarizando aos pucos com essa língua.  
Porém, o ensino da língua inglesa que pode ser divertido e prazeroso, encontra entraves pelo fato de, muitas escolas simplesmente colocarem um professor de inglês na sala, afinal são apenas crianças, que mal poderia acontecer? Pois este é um grande erro. O professor de inglês das crianças ensinará muito mais que uma nova língua, ele precisa de habilidades especiais, muitas das quais não têm nada a ver com linguagem. Ajudar a criança a aprender e a se desenvolver se torna muito mais importante que ensinar inglês. O ensino da língua será uma consequência das atividades que o professor trará para a sala de aula.
 Além de saber inglês e também como ensiná-lo, esse professor precisa estudar sobre o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e social das crianças. Cada atividade precisa estar focada nestes aspectos para que se consiga atingir o aprendizado. Segue algumas dicas para se ter sucesso com os pequenos:
- As atividades devem ser simples o suficiente para que as crianças entendam o que é esperado delas.
- A tarefa deve condizer com suas habilidades: precisa ser possível de ser completada, porém ter um pouco de desafio para que sintam o prazer de concluí-la.
- Todas as atividades devem ser guiadas oralmente, com muita repetição. Considere que durante uma aula com crianças pequenas, o professor passará a maior parte do tempo falando.
- As atividades escritas devem ser altamente supervisionadas; crianças de 7 anos não se apropriaram o suficiente nem mesmo a escrita de sua língua materna.
Estas dicas fazem parte dos princípios básicos para se entrar numa sala com o intuito de se ensinar inglês para crianças. Existem atividades consideradas infalíveis neste tipo de aula, como atividades que envolvam movimento corporal, cortar, colorir, colar, contar histórias e pequenos teatrinhos. 
Assim a aula torna-se mais lúdica e é mais prazeroso aprender inglês.

4 comentários:

  1. Parabéns Rafaela pela escolha da temática, realmente o ensino do inglês é muito importantes e suas particularidades devem ser consideradas, pois no mundo em que vivemos em constante transformações aprender uma segunda língua passa de luxo para uma necessidade.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, pela iniciativa de mostrar um pouco os desafios de aprender uma língua , aonde todos necessitam compreender a importância!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Rafaela! a língua inglesa deve ser trabalha com as crianças desde de cedo, pois assim estarão assimilando melhor o conteúdo, e trazendo a ludicidade para as aulas, elas iram aprendem significativamente de forma prazerosa.

    ResponderExcluir
  4. inglês é uma exigência social pois é um código internacional para comunicação e de exigência educacional pois para ser empregado é necessário essa formação. Disciplina difícil para trabalhar por que o professor precisa ser criativo e estimular os alunos a falarem uma nova linguá.

    ResponderExcluir